Farmácia Municipal

09/05/2018

Com a nova legislação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e também para atender as legislações específicas de BPF (Boas Práticas Farmacêuticas) para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias, a Farmácia Municipal de Balneário Gaivota está prestes a se instalar em novo local.

De acordo com a secretaria municipal de saúde, após visita da Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina, a farmácia deve conter no mínimo cinco espaços bem definidos, separados e identificados como dispensação (para os medicamentos do Componente Básico), CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico), guarda de psicotrópicos de acordo com a portaria 344/98, sala para procedimentos administrativos e sala para atendimento farmacêutico.

Para o secretário de saúde, José Luiz de Oliveira Lentz, a adequação é um exigência, porém que vai melhorar ainda mais o atendimento aos usuários do sistema de saúde “As melhorias serão feitas para oferecer à população uma Assistência Farmacêutica de qualidade, com maior organização do estoque, dos serviços e da dispensação de medicamentos, além de se adequar às exigências da legislação” destaca José Luiz.

O novo espaço contará ainda com área de fracionamento, sala específica para guarda de medicamentos do Componente Especializado e Estratégico e espaço para medicamentos termolábeis. O município conta com a responsabilidade técnica de duas farmacêuticas (Farmacêutica Raquel e Farmacêutica Alini).

No local em que a farmácia municipal se encontra atualmente não comporta todos esses espaços. Além disso, a farmácia também se adequará com relação a outros critérios da legislação com novos equipamentos, como computadores, impressoras, móveis, ar condicionados para controle da temperatura ideal preconizada por lei dos medicamentos e ainda a reorganização do fluxo de medicamentos e serviços prestados.

Segundo a secretaria de saúde municipal, o novo local está sendo organizado para receber e atender as exigências.

ASCOM - Guilherme Scherer