Combate a Dengue

27/09/2018

A Prefeitura de Balneário Gaivota, por meio da Secretaria de Saúde, continua intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue.  O objetivo é fortalecer o trabalho de prevenção, realizado durante todo o ano no município.

O departamento de epidemiologia, através da agente Gabriele Fernandes Ferreira esta intensificando as visitas as residências e pontos comerciais para controle e inspeção, verificando objetos que possam acumular água e orientando a população.

De acordo com o secretário municipal de saúde, José Luiz de Oliveira Lentz, os agentes de saúde estão instruídos para que em suas visitas de rotina orientam diariamente os moradores e, em casos mais graves, quando identificam uma área de risco, encaminham os problemas para a Vigilância Epidemiológica.

Em virtude das chuvas e clima com altas temperaturas, Gabriela orienta as pessoas que se habituem e não descuidem incentivando para toda semana checarem ralos, potes, vasos, calhas, pneus, garrafas, bandejas de geladeiras e lonas que cobrem recipientes “Qualquer mínimo vestígio de água pode se tornar um criadouro do mosquito”, enfatizou a responsável pela vigilância epidemiológica no município.

A Prefeitura reforça ainda que é importante manter o quintal limpo, sem acúmulo de lixos e permitir a visita dos agentes de combate a endemias do município em residências, quintais e terrenos particulares. A população também deve ficar atenta aos sintomas como dores de cabeça, febre e dores no corpo. Ao sentirem os sintomas é importante procurar o atendimento médico.

ASCOM - Guilherme Scherer