Voltar

Notícias

Limpeza da Lagoa da Terneira é concluída

Meio Ambiente, Samae

11/01/2019


A preservação do meio ambiente e qualidade de vida para os moradores são alguns dos principais objetivos da Gaivota Saneamento. Foram esses princípios que levaram a empresa a realizar a limpeza da Lagoa da Terneira, de onde é feita a captação de água bruta que abastece o município de Balneário Gaivota. O trabalho, concluído nesta semana após quatro meses de limpeza, foi realizado as margens da SC-485, onde também é localizada a Estação de Tratamento de Água (ETA).

 

De acordo com o superintendente da Gaivota Saneamento, Gian Scandolara, a manutenção do corpo hídrico passou primeiro pela aquisição das licenças ambientais, batimetria, contratação de uma empresa especializada para realizar o serviço, para finalmente limpar e remover a vegetação.

 

“O objetivo principal da limpeza é reduzir a matéria orgânica da Lagoa, além de reviver um ponto turístico da cidade, melhorar as propriedades físico-químicas da água, auxiliando e tornando o tratamento de água mais fácil”, esclarece Gian. As plantas retiradas liberavam muito ferro e manganês para a Lagoa, o que exigia um maior controle dos operadores da ETA.

 

Uma das preocupações da população era a limpeza ter um efeito contrário, de prejudicar a vida marinha, já que fazia muito tempo que o trabalho não era realizado. “É muito pelo contrário, a limpeza era obrigatória para mantermos a Lagoa viva, pois acima das plantas boiadeiras nascem novas vegetações que acabam reduzindo o espaço de água devido ao enraizamento. Somado a isso, com maior área de água exposta, temos maiores índices de oxigênio na água, criando maior vida marinha. Não era feito antes, devido ao alto custo de mão de obra para realizar”, afirma Scandolara.

 

Para outras informações, entre em contato no telefone 0800 942 5572 ou compareça na Central de Atendimento, localizada na avenida Santa Catarina, 402, no Centro do município, das 8 às 12 horas e das 13 às 17h30 de segunda a sexta-feira. Neste sábado, dia 12, também haverá atendimento das 9 às 12 horas. 



Voltar