Voltar

Notícias

Grupo Folclórico Pacheco mostra tradição

Cultura

07/01/2020


Com mais de 80 anos de tradição, o Grupo Folclórico Pacheco, realizou apresentação de Terno de Reis e Boi de Mamão, na Tenda Cultural em Balneário Gaivota. Os 22 componentes abrilhantaram a noite do Dia de Reis, dia 6 de janeiro, na programação do Viva Verão 2020.

“Todo dia é dia de cultura e neste dia 6 de janeiro na celebração do Dia de reis não poderíamos deixar de contar com o tradicional grupo folclórico Pacheco, da comunidade de Guarita, em Sombrio”, destaca o diretor de Cultura, Jorge Cunha. O Dia de Reis é comemorado em 6 de janeiro. Segundo a tradição cristã, os Três Reis Magos, Baltazar, Belchior e Gaspar, visitaram o recém-nascido Jesus de Nazaré.

Para o prefeito em exercício, Evânio Íris Machado, o Machadinho, a presença do público mostrou o quão importante é valorizar as tradições. “O espaço da Tenda Cultural tem esta particularidade, de valorizar a cultura, trazendo a tona antigas manifestações e perpetuando as atuais”.

O grupo folclórico Pacheco, teve início em 1937, sob o comando de Olivio Higino Pacheco. Junto com as canções do terno de reis, surgiram as figuras folclóricas: boi de mamão, o cavalinho, o urubu, a mariana, o urso e outros, todos confeccionados pelos membros do grupo.

Em 1962, após a morte de Olivio, o grupo passou a ser liderado por Djalma Pacheco, onde também ocorreram algumas mudanças no grupo, tendo uma renovação dos integrantes.

Em 1981, Djalma passou o compromisso do grupo folclórico Pacheco, para o seu genro, Darci Leandro, que até então era o grande administrador das apresentações do sogro. Darci teve o compromisso de seguir em frente, onde continua até hoje, mesmo com todas as dificuldades de fazer com que o grupo se mantenha firme. Continuam com as apresentações em diversos lugares, apresentando e levando alegria para gente de todas as idades, tendo a cultura e religiosidade como principal foco do grupo desde a primeira geração. Atualmente o grupo tem 22 componentes, quase todos da família Pacheco, onde nesses 82 anos de história, sempre foi a base do grupo.

O coordenador do Conselho de Cultura, Leonardo Müller, conhecido como Gezuz, lembra que há mais de 20 oficinas culturais a disposição da população até o dia 20 de fevereiro.


Outras Imagens



Voltar