Rodas de conversa abordam saúde

05/02/2020

Esclarecer sobre cuidados de saúde, prevenção e os atendimentos do município fazem parte das atividades das palestras e rodas de conversa durante a Oficina da Saúde em Foco na Tenda Cultural Verão 2020. Os temas tratados são: saúde mental, atenção  primária  a saúde, saúde  bucal, saúde da mulher, grupos de fisioterapia, dentre outros assuntos são debatidos nas quartas-feiras.

A psicóloga, Anelise Dias, faz a mediação dos encontros. “Queremos que a população tenha difundido informações sobre a rotina na cidade, bem como possa conhecer através dos profissionais sobre o tema. Por exemplo,  da roda de conversa sobre atenção  primária  veio a informação  sobre os dados referente  a HIV e hepatite, em que houve o aumento. É preciso que haja ciência sobre a realidade”, esclarece a psicóloga. Anelise lembra que a informação correta precisa e deve ser propagada. “Há muita notícia falsa que circula, ou as pessoas tem vergonha de compreender como funciona o sistema. Nas transmissões ao vivo, ou na roda de conversa, muitas dúvidas são esclarecidas”.

O secretário de Cultura, Jorge Cunha, descreve que as pautas já foram organizadas com a Secretaria de Saúde ainda em 2019. O prefeito em exercício, Evânio Íris Machado o Machadinho, pontua o trabalho da Secretaria de Saúde. “Ao longo do ano há um trabalho intenso realizado, sendo que a integração entre pastas é outro fator louvável. Há esta demanda conjunta, em que todos podem contribuir. Importante haver a cultura da informação e prevenção, sendo que há muito material a ser fornecido. Ganha quem busca a informação e quem precisa, além de ser informado é atendido. O que nesta situação reflete que algumas pautas não são de competência da esfera municipal, mostrando esta necessidade de esclarecimento”.