Diia Mundial da Luta contra Tuberculose

25/03/2015

Nesta quarta-feira, dia 24 de março, é comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose. A data foi instituída em alusão a descoberta do Bacilo de Koch, causador da doença. Em Balnepário Gaivota, a secretaria municipal de saúde promoveu uma palestra sobre a doença.

O palestrante foi o Dr. Carlos Machado Sobrinho, médico pneumologista da regional de saúde do estado de Santa Catarina que ministrou para cerca de 50 pessoas no Salão Comunitário Santo Expedito no bairro Jardim Ultramar.

Apesar de ser uma doença milenar, a Tuberculose ainda se mantém como um grave problema de saúde pública em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, onde são registrados cerca de 70 mil casos novos por ano.

De acordo com o secretário de saúde, José Luiz de Oliveira Lentz, o município faz acompanhamento dos casos prestando as assistências aos pacientes com os tratamentos indicados encaminhando para o pneumologista da regional.

Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24 de março)

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares.

A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com 8 milhões de doentes e 3 milhões de mortes anuais.

Ascom/Gaivota