Voltar

Notícias

Doação de sangue

Saúde

06/05/2015


Balneário Gaivota mostrou no dia de ontem (05) o quão solidário é. A secretaria municipal de saúde realizou em parceria com o Hemosc de Criciúma um ponto para doação de sangue.


Durante o dia foram dispostas mais de 70 fichas, sendo que próximo das 16 horas todas as fichas já tinham sido retiradas e os doadores já estavam em fila para a triagem e coleta. Maria Regina Boteon Buttner, agente do Hemosc salientou o empenho da secretaria de saúde “Balneário Gaivota está de parabéns por mais uma vez surpreender pela quantia de pessoas que se disponibilizam a estar doando sangue”.


O secretário de saúde, José Luiz Lentz ressaltou o empenho de todos os profissionais que se doaram para que as metas fossem alcançadas “temos bons profissionais que se empenham para garantir que os serviços e ações públicas promovidas pela Secretaria de Saúde, a Salete dos Santos é uma das que abraçaram a causa”.


De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação de sangue deve ter entre 16 a 69 anos de idade, peso igual ou superior a 50 kg, além de portar um documento de identificação com foto.


Em relação ao período de tempo para a repetição do procedimento, os homens devem respeitar um prazo de dois meses, e as mulheres ficam impedidas durante três meses. A doação é proibida a gestantes e lactantes.


Ronaldo Pereira da Silva, prefeito de Balneário Gaivota destacou que ações como estas demonstram o sentimento da população gaivotense “temos um povo muito acolhedor e que se importa em estar ajudando o próximo, sinal disto é a disposição de estarem aqui durante doando sangue”.


Em agosto o Hemosc retornará ao município para fazer mais uma coleta, sendo que serão dispostas mais fichas “devido ao sucesso que temos na coleta, fomos notificados que teremos um número ainda maior de coleta” finalizou Salete dos Santos.

Ascom/Gaivota



Voltar