Encontro de Paramotor

19/11/2018

O feriadão trouxe a Balneário Gaivota muitos turistas e bons ventos para o grupo Paramotor Gaivota que realizou o primeiro encontro no município de quinta-feira (15) até este domingo (18).

O Paramotor é uma adaptação do parapente, para voar, os parapentes necessitam uma velocidade de vento que supera os 20 km/h dependendo do do tipo de vela, esta velocidade se consegue graças ao vento que se gera ao correr nas costas.

No paramotor, essa velocidade de vento se gera graças a força que proporciona o motor que levam as costas no momento em que se supera a velocidade necessária para se levantar. Enquanto que em um parapente se requer uma certa altura para poder voar, com o paramotor se pode levantar voo praticamente de qualquer lugar plano.

O primeiro dia serviu para recepção dos pilotos que vieram dos mais variados municípios da região e também de outros estados. Jader Hoff, um dos organizadores do encontro e piloto disse satisfeito com o alcance do evento “tivemos muitos pilotos prestigiando o encontro e também percebemos muitas pessoas interessadas em acompanhar os voos”.

Na sexta-feira (16) os pilotos participaram de uma competição de alvo, onde os pilotos fazem voos rasantes, primeiro tocando alvos em linha reta no chão, após eles retornam capturando com os pés um círculo de esponja ao centro de um alvo, com o círculo nos pés, retornam ao voo e tentam tentam acertar o centro do alvo e para finalizar, sobem novamente e desligam os motores, nesta última manobra, o piloto tem que pousar no alvo com maior precisão ao centro para pontuar.

O grande campeão foi Aguinaldo Borges (Sapucaia do Sul/RS), o vice campeão foi Vinicius da cidade de São Marcos/RS, o  3º Lugar ficou o Gaivotense, Beto Homem e o 4° lugar com Leandro Bordignon Turvo/RS

Com o aumento da intensidade do vento no sábado, por questões de segurança os pilotos permaneceram reunidos mas sem praticar o voo, porém tiveram uma visita do helicóptero da Polícia Civil, o Saer/Criciuma que posou para as pessoas verem de perto a aeronave com o piloto Rodrigo Martinez que também é piloto de paramotor.

Domingo mesmo com muita chuva, o grupo se reuniu para o tradicional costelão e logo após houve uma apresentação de rappers locais e regionais na tenda do evento “esperamos que as pessoas gostem deste novo evento aqui no município, agradecemos o apoio dos amigos e também da prefeitura municipal por nos dar um suporte para realizarmos o evento” agradeceu Jader.

ASCOM - Guilherme Scherer