Estratégia no Turismo

04/11/2014

Ao todo são 23 municípios contemplados através do Prodetur com o objetivo de assegurar o desenvolvimento turístico sustentável e integrado, proporcionar melhorias às condições de vida da população local, aumentar as receitas do setor e melhorar a capacidade de gestão da atividade em áreas de expansão e de potencial turístico.

Com isto possibilitará ao Balneário Gaivota realizar estudos regionais que não estejam contemplados pelos programas de estados, cujos resultados orientem o poder público federal, estadual e municipal e iniciativa privada do setor para os investimentos necessários de forma que o turismo passe a constituir um vetor de desenvolvimento para a região.

Entrando na II etapa que compreende a realização de seminários participativos para análise de diagnóstico em todos os municípios até o final de outubro e após, a ideia dos gestores é concluírem os relatórios para a fase III onde acontecem os seminários regionais em três regiões do RS e de SC. A fase final acontecerá no seminário final em Brasília no MTUR  previsto para março-2015.

Hoje, 04 de novembro,  Balneário Gaivota estará realizando o seminário no saguão da prefeitura a partir das 18 horas. O objetivo principal é apoiar o desenvolvimento de um produto turístico integrado na região serrana de SC e do RS, por meio da contratação de serviços técnicos profissionais especializados, e especificamente sensibilizar os atores envolvidos, analisar de forma crítica os estudos, planos e avaliações realizadas anteriormente, conhecer a oferta e a demanda turística atual e potencial da região identificando oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fracos da região, definir posicionamento de mercado da região, identificar os produtos turísticos a serem desenvolvidos de maior competitividade nacional e internacional, elaborar planos operacionais para o desenvolvimento de produtos identificados e estabelecer as metas e resultados de desenvolvimento turístico e econômico da região.

O seminário devem envolve o governo municipal, associações e entidades ligadas ao setor turístico e do comércio em geral, lideranças das comunidades locais, instituições de ensino superior e técnico e aos interessados.

Ascom/BG