Expressão Cultural

02/07/2018

Muita cultura, atividades esportivas, apresentações musicais, artesanato e muita gente boa reunida no mesmo espaço na edição do Expressão Cultural em Balneário Gaivota durante este domingo (01).

A ação é realizada com a iniciativa do departamento de cultura de Balneário Gaivota com algumas entidades e parceiros que se uniram para promover e incentivar as pessoas a usufruírem do espaço Praça Dona Dola na Turimar, futuras instalações da Casa da Cultura.

Logo cedo as tendas do artesanato começaram a ser montadas e os ciclistas se organizavam para dar largada no passeio passando pela área central e o interior do município. Para o Marcelo Pereira, responsável pelo Departamento Municipal de Esportes a ação proporcionou muito mais que uma atividade física, mas uma interação entre os amantes do ciclismo que vem crescendo no balneário “todos nós amamos praticar esportes, a bike vem fazendo muitas pessoas abandonarem o sedentarismo, nossa ação no DME é propiciar ações para que eles se sintam valorizados”.

Paulo Turco, aposentado e agora artesão, apresentou em sua tenda uma arte com reaproveitamento de pneus, onde ele transforma pneus velhos em vasos para jardinagem e até mesmo “caminhas” para cães e gatos “fazem 2 meses que iniciei este meu trabalho e isto vem fazendo um bem muito grande para mim, não necessariamente no retorno financeiro, mas um bem para mim, pois estou me sentindo ainda mais útil em poder dar um destino melhor para um material que não tinha um fim adequado” destaca o artesão.

Taila Cabelera, uma criança com 10 anos também expôs artesanato em biscuit. De acordo com pequena artesã, tudo começou com uma atividade de casa com sua vó quando tinha apenas 2 anos. Com o passar do tempo veio a perfeição nos detalhes e agora ela faz diversos modelos.

De acordo com o diretor municipal de cultura, Jorge Cunha, a ideia do Expressão Cultural surgiu no plural “o evento é algo que estava no coração de muitas pessoas, nos reunimos e conseguimos estar realizando ele com a colaboração e apoio de todos, esperamos que a cada vez, mais pessoas possam estar aqui na praça aproveitando melhor este espaço”.

Para o prefeito de Balneário Gaivota, Ronaldo Pereira da Silva, toda ação que for para a comunidade, deve ser sempre incentivada “nossa praia vem crescendo muito, temos certeza que eventos como estes têm público certo em virtude da quantidade de moradores e turistas que frequentam nossa praia, além do mais, através da Expressão Cultural, estamos incentivando os nossos artesãos, músicos, artistas e esportistas a estarem aproveitando melhor os espaços públicos”.

O evento iniciou no domingo logo pela manhã e seguiu até o final do dia com a visita de muitas pessoas que elogiaram toda a organização e iniciativa.

ASCOM - Guilherme Scherer