Jesse Mendes vence o Oakley Pro14

24/03/2014

Encerrou neste domingão de muito sol e altas ondas em Balneário de Gaivota/SC, a etapa de abertura do Oakley Pro14, que é válida pelo Circuito Catarinense de Surf Profissional da Fecasurf e também pela segunda etapa do Circuito Brasileiro de Surf Profissional da Abrasp.

A competição distribuiu R$ 30.000,00 de premiação, alem de 1.500 pontos para os rankings da Fecasurf e Abrasp, e reuniu grandes nomes do surfe brasileiro. O evento começou na sexta feira com altas ondas. No sábado o vento sul forte acabou atrapalhando a qualidade das ondas e o evento foi interrompido pela direção de prova, em uma decisão muito acertada.  Como as previsões já indicavam, o último dia do Oakley Pro14 foi com altas ondas, na faixa de um metro com algumas séries maiores e boa formação, completando o show de surfe na Praia Central de Balneário Gaivota/SC, que fica no extremo sul do estado confirma de vez seu nome no calendário do surfe brasileiro.

O grande campeão desta etapa de abertura do Oakley Pro14 foi o paulista Jesse Mendes, nome forte da nova geração do surfe nacional, que vem surfando muito, e mostrou estar preparado para disputar uma vaga na elite do surfe mundial.  A bateria começou quente com o baiano Bino Lopes impondo um ritmo forte já nas primeiras ondas, mas não o suficiente para barrar o paulista Jesse Mendes que achou as melhores ondas da bateria e não desperdiçou a oportunidade, mandando ver nas manobras.  Jesse venceu a grande final somando 12,20 pontos contra 11,17 pontos do baiano Bino Lopes.   O catarinense Tomas Hermes, atual bicampeão catarinense de surf profissional não consegui achar boas ondas e ficou com a terceira colocação no evento somando 9,16 pontos, assim como o bicampeão brasileiro de surf profissional Messias Felix, que também não conseguiu achar as ondas, e ficou com a quarta colocação somando 8,10 pontos nesta etapa de abertura do Oakley Pro14.

Um dos destaques desta etapa de abertura foi o potiguar Ítalo Ferreira, um dos talentos da nova geração do surfe brasileiro, que marcou 10 pontos, a nota máxima, logo na primeira onda da quarta bateria das oitavas de final, numa direita muita boa, que lhe proporcionou boas manobras.  Ítalo também cravou o recorde de maior somatório com 17,00 pontos.

Prefeito de Balneário Gaivota, Ronaldo Pereira agradeceu a Fecasurf pela bela competição que houve em Balneário Gaivota " todos estão de parabéns, desde os participantes e os organizadores que fizeram um campeonato muito bem organizado. Nós da administração pública temos uma visão de a cada dia, ampliar os horizontes dos esportistas, oportunizando o crescimento e o desenvolvimentos dos atletas" comentou.

De acordo com Fabiano Machado, presidente da associação foi fundamental a participação e o apoio da prefeitura para a realização do evento " desde o ano passado vemos um grande interesse por parte do prefeito e do ex-secretário Jabson Muller em incentivar o surf no nosso município e hoje realizamos mais um grande passo, estamos colocando Balneário Gaivota em um cenário nacional de surf" destacou o presidente da Associação Gaivota de Surf.

A Fecasurf agradeceu aos patrocinadores e todos que contribuíram para o sucesso desta etapa de abertura do Oakley Pro14, em especial a Prefeitura Municipal de Balneário Gaivota/SC e a AGS pela hospitalidade e receptividade de todos os atletas e equipe técnica.

O Oakley Pro14 é apresentado pelo Governo do Estado de Santa Catarina através do Fundesporte e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, tem o patrocínio da Feesporte, Skull Surf Boards, Prefeitura Municipal de Balneário Gaivota, Fundação Municipal de Esportes, Hemosc, o apoio, Pousada Maresia, Hotel e Restaurante Monte Carlo, Mattric, a Divulgação do Site Waves e Jornal Drop, e a realização da Fecasurf, Abrasp e Associação Gaivota de Surf.

RESULTADO DA 1ª ETAPA – PRAIA CENTRAL – BALNEÁRIO GAIVOTA/SC

Campeão: Jesse Mendes (SP) - R$ 8.000,00 e 1.500 pontos no Catarinense

Vice-campeão: Bino Lopes (BA) - R$ 5.000,00 e 1.290 pontos no Catarinense

3º lugar: Tomas Hermes (SC) - R$ 3.200,00 e 1.095 pontos no Catarinense

4º lugar: Messias Felix (CE) - R$ 2.600,00 e 1.005 pontos no Catarinense

SEMIFINAIS

3º = 5º lugar (R$ 1.600,00 e 915 pts no Catarinense) / 4º = 7º (R$ 1.200,00 e 833 pts):

01: 1-Tomas Hermes (SC), 2-Jesse Mendes (SP), 3-Ítalo Ferreira (RN), 4-Ricardo Ferreira (SP);

02: 1-Messias Félix (CE), 2-Bino Lopes (BA), 3-Marco Giorgi (SC), 4-Renato Galvão (SP);

QUARTAS-DE-FINAL

3º = 9º lugar (R$ 800 e 750 pts no Catarinense) / 4º =13º  (R$ 600 e 675 pts):

01: 1-Tomas Hermes (SC), 2- Ricardo Ferreira (SP), 3- Odirlei Coutinho (SP), 4-Thiago Guimarães (SP);

02: 1-Jesse Mendes (SP), 2- Ítalo Ferreira (RN), 3- Franklin Serpa (BA), 4- Willian Cardoso (SC);

03: 1-Renato Galvão (SP), 2-Marco Giorgi (SC), 3-André Mói (SC), 4-David do Carmo (SP);

04: 1-Bino Lopes (BA), 2-Messias Félix (CE), 3-Jihad Khodr (PR), 4-Luan Carvalho (SP);

RANKING DO OAKLEY PRO14

01º  Marco Giorgi (SC)                      - 915 Pontos