Voltar

Notícias

Orientação

Saúde

07/08/2014


Cuidar da saúde é super importante, para isto criar novos hábitos é indispensável, ainda mais quando se encontra em um quadro de hipertenso e diabete.


Em Balneário Gaivota, a secretaria de saúde realiza um trabalho orientando em palestras como cuidar da saúde para este quadro de pessoas que tem a doença. As reuniões são feitas na última quarta-feira de cada mês buscando atender a todos os interessados, que recebem os convites através das agentes de saúde que conhecem a realidade das famílias no município, convidando para as reuniões que são abordados diversos assuntos que ajudam no dia a dia de hipertensos e diabéticos.


Daiane Daboit é coordenadora do posto de saúde no bairro Jardim Ultramar e relata que o projeto já demonstra resultados "todas estas pessoas que frequentam as palestras, são conhecidos pelos nossos agentes de saúde, com as orientações que recebem, já vem facilitando na relação destes passando as informações de como se sentem e como vem sendo o proceder deles em relação ao tratamento de cada um" comentou Daboit.


Nos últimos encontros foram debatidos sobre os sintomas, os fatores de risco, diagnóstico, e tratamento adequado da hipertensão e diabetes bem como a maneira de prevenir essas doenças.


Katiana Lentz é a nutricionista que trabalha junto com o Núcleo de Apoio a Saúde das Famílias ( NASF), e foi ela que esteve falando a última palestra aos mais de 40 gaivotenses que estiveram no salão comunitário Santo Expedito para conhecer mais sobre o assunto. Na oportunidade, Katiana ressaltou que, para evitar e combater essas patologias, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável e algumas medidas tais como manter o peso adequado, se necessário mudar os hábitos alimentares. Não abusar do sal e açúcar e utilizar outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos; praticar atividade física regularmente; abandonar o cigarro; moderar o consumo de álcool; e advertiu também para nunca abandonar o tratamento.

 

Comunicação Governo do Município de Balneário Gaivota



Voltar