Voltar

Notícias

Saúde é contemplada com Mais Médicos

Saúde

21/04/2014


Com chegada do uruguaio, Diego Ruan, Balneário Gaivota passa a ter cinco clínicos gerais atendendo na rede de saúde municipal.       

 Balneário Gaivota foi contemplada com a vinda dos 117 profissionais do Programa Mais Médicos que desembarcaram em Santa Catarina na nesta última semana para complementar Equipes de Saúde da Família de todo o Estado.


Diego Raul Romero Cawen, de 28 anos é uruguaio, mas se formou em Cuba e faz parte do programa que tem como objetivo no estado  de diminuir o déficit destes especialistas nos grupos voltados à saúde familiar, onde deve cair de 30% para 5% no Estado.


O novo clínico geral teve uma conversa com o prefeito Ronaldo Pereira juntamente com a secretária de saúde, Eluana Generoso e o enfermeiro chefe do ESF Central, José Luiz Lentz logo no seu primeiro dia no novo posto de trabalho.  Diego Raul falou sobre suas experiências que teve na jornada como médico, destacando os trabalhos realizados no continente africano onde exerceu a função por um ano.


Segundo o prefeito Ronaldo, o novo médico vem para ampliar e dar mais atenção junto as famílias do município "estatisticamente se nota que onde os médicos do programa se instalam há melhoria no atendimento, ainda mais que junto ao quadro de médico que temos, possuímos outros médicos com grandes experiências e dedicados ao serviço junto à população".


Atualmente a secretaria de saúde dispõem junto aos postos de saúde quatro clínicos gerais, sendo agora incluído mais um com a chegada de Diego Ruan, do programa Mais Médicos. Além dos clínicos o município presta atendimento  com ginecologista, pediatra, psiquiatra, cardiologista, pequenas cirurgias e recentemente foi implantado o Núcleo de Apoio a Saúde da Família, o NASF, onde é disponibilizado o atendimento com uma nutricionista e uma psicóloga "o NASF trabalha de forma integrada com a rede de saúde, com base nas informações identificadas pelos agentes de saúde familiar" destacou a secretária Eluana.


Segundo informações da secretária Eluana, Santa Catarina deve receber 450 profissionais pelo programa Mais Médicos, onde até o momento já desembarcaram 437 médicos e que em maio devem chegar os 13 profissionais para completar o quadro previsto para SC.


Nos próximos três anos, deverão trabalhar ao todo 450 pessoas cadastradas pelo programa, entre cubanos, argentinos, uruguaios, venezuelanos e brasileiros.

 

Comunicação - Governo do Município de Bal. Gaivota



Voltar