Voltar

Notícias

Preservar também é coisa de criança

Educação

08/10/2019


A preocupação com o meio ambiente é atual e envolve toda a sociedade. A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência.  Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. E o Centro de Educação Infantil (CEI) Tia Benta, de Balneário Gaivota, desenvolve o projeto “Preservar também é coisa de criança”.

A educação para uma vida sustentável deve começar já na pré-escola. O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.

 Toda a equipe escolar do CEI Tia Benta está envolvida no desenvolvimento que tem como objetivo apresentar a natureza do município e suas belezas, curiosidades e fragilidades, mostrar lados negativos e positivos da ação do homem e valorizar a preservação ambiental.

Para o prefeito, Ronaldo Pereira da Silva, o trabalho desenvolvido pelas equipes escolares é muito importante. “Através da criatividade os estudantes tem mais facilidade em aprender os conhecimentos científicos e cidadãos. Como neste trabalho, além de aprender sobre questões como a dinâmica da atmosfera terrestre; as transformações químicas e os tipos de poluição, saberão contribuir para um futuro sustentável; ter ciência da importância de se colocar o lixo no lugar adequado e reconhecer o nosso município como parte deste ambiente. Toda a equipe merece parabéns pela dedicação”.

Entre as etapas do projeto teve palestra  com a agente de polícia e formada em ciências biológicas, Cynara Cardoso, revitalização da frente do CEI, fixação de placas na orla, limpeza da orla e cuidados com a horta. Todos os professores e funcionários da equipe escolar estão envolvidos e há colaboração de Kleber Costa Anchieta, pais e Madeireira Pacheco.


Outras Imagens



Voltar