Voltar

Notícias

1º ENCONTRO DE ANITAS REUNIU TRADICIONALISTAS DO RS E SC

Gabinete do Prefeito, Administração e Finanças, Cultura, Turismo

30/08/2021


História

Único município do extremo sul catarinense a comemorar o bicentenário de Anita Garibaldi, Balneário Gaivota realizou evento para lembrar da heroína de dois mundos

Na segunda-feira, 30 de agosto, comemoram-se 200 anos do nascimento de Ana Maria de Jesus Ribeiro, a Anita Garibaldi. Para assinalar a data a Administração Municipal de Balneário Gaivota, realizou com muito sucesso e com todos os cuidados sanitários, devido à pandemia da Covid-19, o 1º ENCONTRO DE ANITAS. O evento, como revela o seu idealizador, secretário de Cultura do município, João Jacques, foi dedicado às mulheres guerreiras da atualidade, as nossas Anitas.

A programação teve como palco o salão do CTG Sul Catarinense e iniciou no sábado, 28, pela manhã, com montagem de acampamentos, almoço, palestras, declamações e diversas apresentações culturais, coreografias, exibição do filme ANITA e conversa com o produtor e diretor do filme, Rolando Christian Coelho. O filme que ganhou projeção internacional foi filmado em sua grande parte na cidade cenográfica construída num sítio de Balneário Gaivota. Questionado na palestra se poderia criar o filme ANITA 2, o diretor não descartou a possibilidade, mas que envolveria sets de gravação nos países da América Latina e Itália, onde tombou a guerreira catarinense.

AUTORIDADES PRESTIGIAM ABERTURA OFICIAL

A abertura oficial na noite de sábado, por volta de 20 horas com a presença do vice-prefeito Jonatã Coelho, representando o prefeito Kekinha, Teco Silvério, representando o CBTG, prefeita de Sombrio Gislaine Cunha, João Jacques, Secretário de Cultura, Cíntia Brígido, secretária de Administração e Finanças, representando aos demais secretários municipais, prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha, vereadores Jaison Pereira, Paulinho e Josimar Borges,patrões, peões, guris e prendas dos Centros de Tradições Gaúchas convidados para o evento.

Durante a abertura oficial as autoridades e participantes foram brindados com a coreografia "Mulheres Guerreiras", pela invernada juvenil do CTG Porteira Gaúcha de Torres,RS. A programação do primeiro dia fechou com jantar e tertúlia livre.

A prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha, parabenizou ao município de Balneário Gaivota por retomar os eventos. “Eu estava em um evento na Rua Coberta de nossa cidade e fiz questão de vir prestigiar essa bela homenagem à nossa guerreira e exemplo para nós mulheres que foi Anita Garibaldi”.

O vice-prefeito Jonatã Coelho, representando o prefeito Kekinha, destacou o brilhantismo do evento e que foi o primeiro de muitos outros que virão. “Apoiar a cultura é uma de nossas bandeiras e nosso município se destaca pelo tradicionalismo gaúcho”, destacou.

“Se depender deste grupo esse evento nunca vai acabar. Agradeço ao prefeito Kekinha e vice Jonatã, aos colegas de tradicionalismo que me apoiaram neste primeiro de muitos encontros de Anitas que teremos”, disse emocionado o secretário de Cultura, João “Surdina” Jacques.

A programação do 1º ENCONTRO DE ANITAS encerrou no domingo, 29 de agosto, com alvorada e café da manhã, palestra, teatro, apresentações culturais e almoço de encerramento. O evento contou com a participação das invernadas artísticas dos Centros de Tradições Gaúchas, CTGs, Porteira Gaúcha, de Torres, Marco das Águas de Lavras do Sul, RS, Porteira do Faxinal, de Praia Grande e Vale da Amizade de Turvo.

 

Assessoria de Imprensa


Outras Imagens



Voltar