Voltar

Notícias

Abertura da Semana Farroupilha em Balneário Gaivota é prestigiada por autoridades e tradicionalistas

Gabinete do Prefeito, Educação, Cultura, Turismo

13/09/2021


Pela primeira vez na história, os tradicionalistas de Balneário Gaivota podem se orgulhar de manter acesa a Chama Crioula no seu município. Em outros anos, Gaivota era apenas lugar de passagem da chama que seguia para o norte de SC, onde municípios celebravam a Semana Farroupilha. A partir deste ano, a SEMANA DAS TRADIÇÕES GAÚCHAS passou a ser comemorada e a Chama Crioula permanecerá acesa no município.
A cerimônia de abertura das comemorações da Semana Farroupilha começou com a chegada da centelha acesa em Mostardas, RS. O prefeito Everaldo dos Santos, Kekinha, vice-prefeito Jonatã Coelho, prefeita de Sombrio Gislaine Cunha e vice Jeriel Isoppo, presidente da Câmara e vereadores, secretários municipais, patronagem dos CTGs Sul Catarinense e Presilha Sombiense, tradicionalistas e público em geral participaram da programação na Praça Turimar. A Chama Crioula foi acesa pelo prefeito Kekinha, que demonstrou muita emoção, ao lado da prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha. Na quarta-feira, 15 de setembro a chama será conduzida até o município de Sombrio. A programação de abertura da Semana Farroupilha culminou com uma tertúlia livre na tenda instalada na Praça Turimar, onde se apresentara valores locais e regionais, com canções e declamações que enalteceram a guerra dos farrapos.

Significado do acendimento da Chama Crioula

No ano de 1947 foi criado em Porto Alegre, no Colégio Júlio de Castilhos, um Departamento de Tradições Gaúchas, com o objetivo de resgatar, preservar e proporcionar a revitalização das coisas tradicionais do Rio Grande do Sul, através da História Gaúcha. Naquele momento, um grupo de jovens do Colégio manifestou o desejo de fazer, a cavalo, o acompanhamento dos restos mortais do General Farroupilha, David Canabarro, que era transladado ao panteão rio-grandense no cemitério da Santa Casa de Misericórdia.

O ato ocorreu em 05 de setembro, com oito jovens a cavalo. Dois dias depois, três daqueles jovens (Paixão Cortes, Cyro Ferreira e Fernando Vieira) também a cavalo retiraram uma centelha do Fogo Simbólico da Pátria, a meia noite do dia 7, acendendo o candeeiro crioulo que foi guardado no Colégio Júlio de Castilhos, dando origem à Chama Crioula, que simboliza o apego do gaúcho à sua terra, o seu nativismo, seu telurismo. A Chama Crioula é o fogo que simboliza fertilidade, calor, claridade, ardor, paixão, hospitalidade e coragem. Simboliza, enfim, a Tradição Gaúcha. Representa o gaúcho idealizado no espírito heroico, dos farroupilhas, com os ideais de justiça e liberdade, visando a aproximação dos povos.

Assessoria de Imprensa


Outras Imagens



Voltar


Conselho Tutelar

Horário de Funcionamento: das 13:00hr as 19:00hr

Plantão 24 horas:(48) 93300-3678


Endereço : Av. Vereador Ângelo issopo - Número 536

FACEBOOK