Voltar

Notícias

Palestras marcam o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Obras e Serviços Urbanos, Educação, Desenvolvimento Social

25/09/2021


Setembro Verde
 
Para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, foram promovidas na noite de terça-feira, 21 de setembro, duas importantes palestras no auditório da Escola Municipal Darcy Ribeiro, como o tema: Direitos da Pessoa com Deficiência – Conhecer para lutar.
Mais de quarenta pessoas estiveram prestigiando as palestras de Luciane Rosa, Mestranda em Educação e de Paula Sperfeld, Especialista em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado, AEE.
A palestrante Paula Sperfeld falou sobre as barreiras que a pessoa com deficiência enfrenta no seu dia a dia e que as piores de todas são as atitudinais - tratar uma pessoa com deficiência como uma incapaz ou de maneira infantilizada, o que não é legal. Pessoa com deficiência também é um ser humano e deve ser tratado como tal. A especialista em Educação Especial também falou da barreira urbanística que impede a pessoa de ter sua autonomia como, rampas de acesso, piso tátil, faixas de pedestres elevadas que são direitos que a pessoa com deficiência possui, não é favor e sim um direito, todas as formas de construção urbana com acessibilidade podem ser encontradas na NBR 9050 e são normas que devem ser cumpridas, uma vez que a acessibilidade é formalizada pela Lei 10.098 de 19.12.2000.
“O caminho que temos que percorrer no que se confere a acessibilidade é a inclusão social plena da pessoa com deficiência. É um caminho longo, no entanto esse caminho precisa ser feito porque todos nós iremos envelhecer e necessitamos de ambientes mais acessíveis”, concluiu.
Conhecimento e reflexão
De acordo com a psicóloga e coordenadora do CRAS, suplente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Compede, Renata Marinho Scandolara, as palestras trouxeram momento de conhecimento e reflexão no Dia Nacional de Luta da pessoa com deficiência.
“Foi falado sobre a inclusão da pessoa com deficiência no ambiente e escolar e na sociedade em geral. E o quanto importante conhecermos os direitos da pessoa com deficiência e as leis vigentes na atualidade, não só a pessoa com deficiência ou família, mas a sociedade no geral precisa estar consciente para elaborar ações e projetos inclusivos a todos e garantir os direitos dos mesmos”, destacou. O evento foi realizado em parceria da APAE, CRAS e contou com o apoio da Indive, Compede e Gacis.
Fotos: Renata Scandolara

Assessoria de Imprensa


Outras Imagens



Voltar


Conselho Tutelar

Horário de Funcionamento: das 13:00hr as 19:00hr

Plantão 24 horas:(48) 93300-3678


Endereço : Av. Vereador Ângelo issopo - Número 536

FACEBOOK