I Conferência Municipal de Saúde Mental no município

Saúde, Desenvolvimento Social

04/05/2022

No dia 29 de abril de 2022, às 13h30min, aconteceu a I Conferência Municipal de Saúde Mental de Balneário Gaivota. Este evento teve o objetivo de aproximar profissionais, gestores e usuários do Sistema de Saúde, para construir possibilidades dentro desse tema tão importante que é a Saúde Mental. Os problemas relacionados a esta temática e o crescimento expressivo de procura pelos serviços de saúde pública em detrimento de doenças como a depressão e sintomas ligados à ansiedade, faz com que o município fique em alerta.

As conferências acontecem de 4 em 4 anos, sendo a primeira no âmbito municipal, e a quinta no estadual e nacional. O evento contou com as presenças de autoridades municipais, vice-Prefeito Jonatã Coelho , Vereadora Maria da Saúde e também o Psicólogo Pedro Sitta, que trabalha em um CAPS-AD III em Porto Alegre, e que realizou uma palestra interativa, bem como a condução das atividades, com o auxílio de funcionários e usuários que integraram a comissão organizadora do evento.

A partir da conferência, produziram-se moções (ideias) para serem executadas no âmbito municipal, e também ideias para a região macrorregional, estadual e nacional. Logo depois estas moções foram votadas por todos, se seriam aprovadas ou não. No final do evento, foram escolhidos 4 delegados para participar da etapa macrorregional e estadual, e trazer novas ideias no contexto da saúde mental para o município.