SAÚDE INICIA FORNECIMENTO DO CARTÃO DE PRIORIDADE PARA PESSOAS COM FIBROMIALGIA

Gabinete do Prefeito, Saúde, Desenvolvimento Social

13/03/2023

A partir desta terça-feira, 14 de março, em atendimento à Lei Municipal LEI Nº 1057, DE 09 DE NOVEMBRO DE 2020, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
passa a fornecer cartão de prioridade a pessoa com fibromialgia - doença crônica que desencadeia dor generalizada no corpo. A confecção do documento poderá ser realizada as sextas-feiras, das 13h às 16h na Secretaria de Saúde do Município, sala 03 com assistente social.
Segundo a secretária de Saúde, Sra Onice Medeiros," o documento irá garantir prioridade no atendimento nos ESF do Município e PA, temos a responsabilidade de fortalecer as políticas públicas para atendimento das pessoas que convivem com essa enfermidade".
O documento será disponibilizado mediante atestado médico constando CID e Documento de Identidade e cartão do SUS. Caso o usuário não tenha o atestado para comprovação, será necessário agendar consulta médica em uma unidade de saúde. Para ser validada, a carteira deve ser carimbada e assinada pela Secretaria de Saúde no verso.
Sobre a doença - A fibromialgia é uma patologia caracterizada por dor
crônica de localização pouco definida com resposta parcial a analgesia com importante comprometimento físico e emocional. É mais comum entre as mulheres de 30 a 50 anos. Pode estar associada a sintomas depressivos, fadiga e alteração do sono.
"</div

Secretaria Municipal de Saúde BG